SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue4HIGHER EDUCATION AND PUBLIC POLICY ON STUDENT WELFARE IN BRAZILSOCIAL TRANSFORMATIONS, FORMS OF EDUCATION AND LEARNING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

ROSA, Chaiane de Medeiros  and  SANTOS, Fabiano Fortunato Teixeira dos. PERFIL DISCENTE DO IME/UFG: OS DESAFIOS DA TRAJETÓRIA ACADÊMICA. Contrapontos [online]. 2018, vol.18, n.4, pp.321-341. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n4.p321-341.

Este artigo buscou compreender o perfil dos alunos dos cursos ofertados pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás, atentando-se, sobretudo, para aspectos como: aspectos socioeconômicos, envolvimento com o curso, dificuldades e expectativas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, cujos dados foram coletados por meio de questionário eletrônico. Os resultados apontaram que, no geral, os alunos da referida unidade de ensino enfrentam dificuldades socioeconômicas e também de ordem pedagógica. Em contrapartida, identificou-se que são poucos os que dedicam uma quantidade significativa de horas ao estudo fora da sala de aula, e também é elevado o percentual que não se dedica a nenhuma atividade extracurricular. Mesmo tendo em vista esses limitadores do sucesso acadêmico, os alunos apresentaram boas expectativas para após a conclusão do curso, tanto em termos de inserção no mercado de trabalho como em relação à continuidade dos estudos.

Keywords : Perfil discente; Instituto de Matemática e Estatística; Universidade Federal de Goiás.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )