SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4EDUCACIÓN SUPERIOR Y POLÍTICA PÚBLICA DE ASISTENCIA ESTUDIANTIL EN BRASILTRANSFORMACIONES SOCIALES, FORMAS DE EDUCACIÓN Y APRENDIZAJES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

ROSA, Chaiane de Medeiros  y  SANTOS, Fabiano Fortunato Teixeira dos. PERFIL DISCENTE DO IME/UFG: OS DESAFIOS DA TRAJETÓRIA ACADÊMICA. Contrapontos [online]. 2018, vol.18, n.4, pp.321-341. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n4.p321-341.

Este artigo buscou compreender o perfil dos alunos dos cursos ofertados pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás, atentando-se, sobretudo, para aspectos como: aspectos socioeconômicos, envolvimento com o curso, dificuldades e expectativas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, cujos dados foram coletados por meio de questionário eletrônico. Os resultados apontaram que, no geral, os alunos da referida unidade de ensino enfrentam dificuldades socioeconômicas e também de ordem pedagógica. Em contrapartida, identificou-se que são poucos os que dedicam uma quantidade significativa de horas ao estudo fora da sala de aula, e também é elevado o percentual que não se dedica a nenhuma atividade extracurricular. Mesmo tendo em vista esses limitadores do sucesso acadêmico, os alunos apresentaram boas expectativas para após a conclusão do curso, tanto em termos de inserção no mercado de trabalho como em relação à continuidade dos estudos.

Palabras clave : Perfil discente; Instituto de Matemática e Estatística; Universidade Federal de Goiás.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )