SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4PERFIL ESTUDIANTIL DEL IME/UFG: LOS DESAFÍOS DE LA TRAYECTORIA ACADÉMICALAS DIFICULTADES Y LOS DESAFÍOS EN LA INTEGRACIÓN DE LAS TECNOLOGÍAS DIGITALES EN LA FORMACIÓN DOCENTE - ESTUDIOS DE CASO EN PORTUGAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

VALENCA, Vera Lúcia Chacon. TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS, FORMAS DE EDUCAÇÃO E APRENDIZAGENS. Contrapontos [online]. 2018, vol.18, n.4, pp.342-353. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n4.p342-353.

Este artigo tem por objetivo apresentar as relações entre as transformações sociais, as formas de educação e as aprendizagens, a partir de uma revisão teórica sobre o tema. Observou-se que os autores não entendem da mesma maneira as noções de educação formal, não formal e informal; que tais noções estão articuladas aos contextos sociais dos diferentes países; que o conceito de aprendizagem, com o passar dos tempos, foi sendo ampliado, tanto no que diz respeito aos espaços e ao tempo; que novos paradigmas sobre as aprendizagens surgiram, incluindo as noções de experiência e participação; que o uso da trilogia é mais importante nos projetos políticos que nos acadêmicos. Duas novas modalidades de educação surgiram no quadro disciplinar ou interdisciplinar: uma descritiva, que tem por base as dimensões educativas, que possibilita a elaboração de perfis educativos; outra que relaciona os contextos aos conteúdos educativos, possibilitando o traçado tipológico da educação.

Palabras clave : Transformações Sociais; Formas de Educação; Aprendizagens.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )