SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4TRANSFORMACIONES SOCIALES, FORMAS DE EDUCACIÓN Y APRENDIZAJESIMÁGENES BENJAMINIANAS PARA PENSAR RELACIONES ENTRE INFANCIA, EDUCACIÓN DE NIÑOS PEQUEÑOS Y NATURALEZA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

RODRIGUES, Ana Luísa. DIFICULDADES E DESAFIOS NA INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES - ESTUDOS DE CASO EM PORTUGAL. Contrapontos [online]. 2018, vol.18, n.4, pp.354-373. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n4.p354-373.

A revolução digital contemporânea, a par da economia global, trouxe novos horizontes e desafios à educação, nomeadamente a necessidade de construir e desenvolver novas competências e uma cultura digital em contexto educativo. A integração das tecnologias digitais no processo de formação de professores apresenta diversas dificuldades e constrangimentos e, por sua vez, desafios, sobre os quais é importante refletir. Utilizando uma metodologia de estudo de casos múltiplos, foram analisados dois processos de formação de professores, um caso num curso de formação inicial e outro num projeto de formação continuada de professores.

Os resultados salientaram a importância da relação entre a integração educativa das tecnologias digitais e a necessidade de utilização de metodologias e técnicas pedagógicas ativas. As principais dificuldades identificadas incluíram a falta de tempo, a visão restrita do potencial pedagógico das tecnologias e a resistência à mudança, a falta de equipamentos tecnológicos e de suporte técnico, colocando-se o desafio fundamental na necessidade de uma formação de professores eficaz na integração pedagógica das tecnologias digitais.

Palabras clave : Formação de professores; Tecnologias digitais; Desenvolvimento de competências.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )