SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4LAS DIFICULTADES Y LOS DESAFÍOS EN LA INTEGRACIÓN DE LAS TECNOLOGÍAS DIGITALES EN LA FORMACIÓN DOCENTE - ESTUDIOS DE CASO EN PORTUGALDEL LIBRO ARTESANAL CASA DE PAPEL, DE GLAUCIA DE SOUZA, AL LIBRO INDUSTRIAL AVOADA, DE MARILIA PIRILLO: CASAS PARA VIVIR Y JUGAR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

VIEIRA, Daniele Marques. IMAGENS BENJAMINIANAS PARA PENSAR RELAÇÕES ENTRE INFÂNCIA, EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS PEQUENAS E NATUREZA. Contrapontos [online]. 2018, vol.18, n.4, pp.374-389. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n4.p374-389.

Este texto apresenta um ensaio cujo objetivo é pensar relações entre infância, educação de crianças pequenas e natureza pelo diálogo narrativo. Parte da perspectiva benjaminiana sobre cultura infantil para pensar a ação da criança no contexto educativo e, para isto, vale-se da experiência educativa e sua reflexão, a fim de compreendê-la. Inspira-se em estudos acerca de indagações narrativas (CONTRERAS, 2017) como possibilidade de pensar relações educativas com o uso de fotografias (VIEIRA, 2016) e propõe uma metodologia de investigação com memórias narrativas e narrativas visuais (COUTINHO, 2010) à produção de dados a serem analisados. Denota-se pela possibilidade reflexiva da narratividade da memória e da fotografia, que se voltar a fragmentos do vivido oferece como possibilidade, para além da interpretação, pensar o lugar dos sujeitos nas relações que decorrem de suas interações com o meio e consigo próprio.

Palabras clave : Relações Educativas; Infância; Natureza.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )