SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4DIFICULDADES E DESAFIOS NA INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES - ESTUDOS DE CASO EM PORTUGALDO LIVRO ARTESANAL CASA DE PAPEL, DE GLAUCIA DE SOUZA, AO LIVRO INDUSTRIAL AVOADA, DE MARILIA PIRILLO: CASAS PARA MORAR E BRINCAR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

VIEIRA, Daniele Marques. IMAGENS BENJAMINIANAS PARA PENSAR RELAÇÕES ENTRE INFÂNCIA, EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS PEQUENAS E NATUREZA. Contrapontos [online]. 2018, vol.18, n.4, pp.374-389. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n4.p374-389.

Este texto apresenta um ensaio cujo objetivo é pensar relações entre infância, educação de crianças pequenas e natureza pelo diálogo narrativo. Parte da perspectiva benjaminiana sobre cultura infantil para pensar a ação da criança no contexto educativo e, para isto, vale-se da experiência educativa e sua reflexão, a fim de compreendê-la. Inspira-se em estudos acerca de indagações narrativas (CONTRERAS, 2017) como possibilidade de pensar relações educativas com o uso de fotografias (VIEIRA, 2016) e propõe uma metodologia de investigação com memórias narrativas e narrativas visuais (COUTINHO, 2010) à produção de dados a serem analisados. Denota-se pela possibilidade reflexiva da narratividade da memória e da fotografia, que se voltar a fragmentos do vivido oferece como possibilidade, para além da interpretação, pensar o lugar dos sujeitos nas relações que decorrem de suas interações com o meio e consigo próprio.

Palavras-chave : Relações Educativas; Infância; Natureza.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )