SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1LA GENEALOGÍA DE LA ESTUPIDEZLAS PRÁCTICAS EN EMPRESAS FLEXIBLES: PERSPECTIVAS MÁS ALLÁ DE LA PEDAGOGÍA FABRIL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

MARASCHIN, Mariglei Severo  y  FERREIRA, Liliana Soares. TRABALHO PEDAGÓGICO NA EJA/EPT NA PERSPECTIVA DO CURRÍCULO INTEGRADO. Contrapontos [online]. 2019, vol.19, n.1, pp.27-48.  Epub 10-Abr-2019. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n1.p27-48.

Desenvolver um trabalho pedagógico integrado na perspectiva do currículo integrado, considerando os sentidos críticos do trabalho e da tecnologia como eixos, tem sido um grande desafio na Educação Profissional. O presente texto visa apresentar e analisar uma realidade de um curso na Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional, na qual os sujeitos do trabalho pedagógico demonstraram assumir os sentidos críticos de trabalho e de tecnologia, na perspectiva do currículo integrado. Foi realizado um estudo qualitativo em seis realidades de Educação Profissional, a partir de grupos focais, com estudantes e com professores do curso PROEJA e entrevista com o gestor do campus. Porém, em apenas uma realidade, ficaram evidentes ações de integração, tendo o trabalho como princípio educativo. Dessa forma, apresentam-se sentidos teóricos do trabalho e da tecnologia no trabalho pedagógico, e o currículo integrado na práxis - uma análise de uma experiência de EJA/EPT. Resultante da pesquisa, considera-se que, para chegar-se à possibilidade de os estudantes também vivenciarem o currículo integrado, são necessários espaços de trabalho pedagógico crítico e coletivo que passam por reuniões pedagógicas e diálogo constante, pela integração da linguagem e pelo compromisso em integrar trabalho e tecnologia.

Palabras clave : Trabalho Pedagógico; Currículo Integrado; PROEJA.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )