SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1PEDAGOGICAL WORK IN THE EJA/EPT FROM THE PERSPECTIVE OF THE INTEGRATED CURRICULUMTO DEFEND ONESELF FROM TEACHING GEOGRAPHY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

PONTES, Ana Paula Furtado Soares. O ESTÁGIO EM EMPRESAS FLEXÍVEIS: PERSPECTIVAS PARA ALÉM DA PEDAGOGIA FABRIL. Contrapontos [online]. 2019, vol.19, n.1, pp.49-68.  Epub Apr 10, 2019. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n1.p49-68.

O artigo analisa a pedagogia fabril desenvolvida pelas empresas flexíveis no âmbito do estágio de estudantes de uma instituição federal de Educação Profissional. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi desenvolvida a partir de entrevistas e envolveu, na instituição, estagiários, supervisores e a coordenadora de relação escola-empresa, e nas empresas, supervisores de estágio. Os resultados apontaram que a pedagogia fabril prioriza o comportamento compatível com o processo industrial implementado, em meio a situações reais e ritmos próprios da produção. Os estagiários são envolvidos em um processo de (con)formação mais precocemente do que os funcionários, muitas vezes, expostos à exploração e ao assédio. Em nossas conclusões, destacamos a necessidade de a instituição educativa propiciar situações que ponham em xeque a pedagogia fabril e de assumir o estágio como instância de formação sob sua responsabilidade, comprometida com a humanização.

Keywords : Estágio; Curso técnico; Pedagogia fabril.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )