SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1TRABAJO PEDAGÓGICO EN EJA/EPT EN LA PERSPECTIVA DEL CURRÍCULO INTEGRADOPARA DEFENDERSE DE LA ENSEÑANZA DE GEOGRAFÍA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

PONTES, Ana Paula Furtado Soares. O ESTÁGIO EM EMPRESAS FLEXÍVEIS: PERSPECTIVAS PARA ALÉM DA PEDAGOGIA FABRIL. Contrapontos [online]. 2019, vol.19, n.1, pp.49-68.  Epub 10-Abr-2019. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n1.p49-68.

O artigo analisa a pedagogia fabril desenvolvida pelas empresas flexíveis no âmbito do estágio de estudantes de uma instituição federal de Educação Profissional. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi desenvolvida a partir de entrevistas e envolveu, na instituição, estagiários, supervisores e a coordenadora de relação escola-empresa, e nas empresas, supervisores de estágio. Os resultados apontaram que a pedagogia fabril prioriza o comportamento compatível com o processo industrial implementado, em meio a situações reais e ritmos próprios da produção. Os estagiários são envolvidos em um processo de (con)formação mais precocemente do que os funcionários, muitas vezes, expostos à exploração e ao assédio. Em nossas conclusões, destacamos a necessidade de a instituição educativa propiciar situações que ponham em xeque a pedagogia fabril e de assumir o estágio como instância de formação sob sua responsabilidade, comprometida com a humanização.

Palabras clave : Estágio; Curso técnico; Pedagogia fabril.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )