SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1THE INTERNSHIP IN FLEXIBLE INDUSTRIES: PERSPECTIVES BEYOND MANUFACTURY PEDAGOGYTHE BANALIZATION OF SOCIAL INJUSTICE AND THE PEDAGOGY OF SUFFERING: CATEGORIES FOR THINKING ABOUT EDUCATION UNDER NEOLIBERALISM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

BATISTA, Bruno Nunes. PARA SE DEFENDER DO ENSINO DE GEOGRAFIA. Contrapontos [online]. 2019, vol.19, n.1, pp.69-89.  Epub Apr 10, 2019. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n1.p69-89.

Proveniente de uma perspectiva ancorada no Pós-Estruturalismo, este artigo compartilha os efeitos de um projeto de trabalho que vem pensando a Geografia escolar a partir dos estudos foucaultianos. Desse modo, trabalha esse campo do conhecimento como uma prática feita de regras, normas e interdições, que constituem um sistema linguístico que nem todos são autorizados a adentrar. Por meio desse pressuposto, opera sua analítica indicando que 1º) o ensino de Geografia é resultado de uma formação discursiva, construída em meio a relações de poder e saber que estabelecem como e o que se deve dizer; 2º) que esse discurso, por sua vez, obedece ao neoliberalismo; 3º) que passou da hora do ensino de Geografia tornar-se, no sentido de Deleuze e Guattari, Máquina de Guerra, voltando-se contra a) o mau uso que fizeram dos seus enunciados, b) a autoria docente interditada, que tosa a criatividade artística do professor, c) as falas régias e as palavras-mestras, que tributam outros olhares e possibilidades de expressões alternativas no ensinar e no aprender.

Keywords : Ensino de Geografia; Discurso; Neoliberalismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )