SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1LA BANALIZACIÓN DE LA INJUSTICIA SOCIAL Y LA PEDAGOGÍA DEL SUFRIMIENTO: CATEGORÍAS PARA PENSAR LA EDUCACIÓN BAJO EL NEOLIBERALISMOLa racionalidad instrumental y formación humana: un análisis a partir de la Teoría del Capital Humano índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

DAMAZIO, Ademir  y  MADEIRA, Silvana Citadin. REFLEXÕES SOBRE “PRÁTICA” NO ENSINO DA MATEMÁTICA: PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA. Contrapontos [online]. 2019, vol.19, n.1, pp.104-125.  Epub 18-Jun-2019. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n1.p104-125.

O presente estudo é decorrente de preocupações quanto à compreensão de argumentos dicotômicos sobre “prática” no contexto do ensino e aprendizagem de Matemática: por um lado, os que revelam a concepção pragmática de Educação Matemática e, por outro, aqueles que a entendem na perspectiva Histórico-Crítica. Nesse sentido, o problema de estudo é: Qual a interpretação de “prática” da Pedagogia Histórico-Crítica? Em decorrência, o objetivo é analisar questões relativas à alusão da “prática”, com base nos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica. Para tanto, a pesquisa caracteriza-se na modalidade bibliográfica e adota como base teórica os autores da Pedagogia Histórico-Crítica. O estudo traz argumentos de que não é possível uma coexistência dicotômica de prática e teoria. O indicativo de que a apropriação de conhecimento matemático seja prática/teórica está no seu teor conceitual, que permite aos estudantes adotá-lo como elemento de análise em situações que se apresentam tanto visualmente quanto em pensamento ou na atividade mental.

Palabras clave : Prática; Pedagogia Histórico-Crítica; Educação Matemática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )