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Contrapontos
versión On-line ISSN 1984-7114
Resumen
SILVA, Gilmar Pereira da y SILVA, Elido Santiago da. Racionalidade Instrumental e Formação Humana: Uma Análise a partir da Teoria do Capital Humano. Contrapontos [online]. 2019, vol.19, n.1, pp.126-140. Epub 18-Jun-2019. ISSN 1984-7114. https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n1.p126-140.
O presente artigo tem como objetivo caracterizar os currículos dos cursos do ensino médio integrado à educação profissional a partir da racionalidade intrumental manifesta na proposta de formação humana. Tal proposição cumpriu-se por meio da análise dos projetos pedagógicos dos cursos de ensino médio integrado à educação profissional e do projeto pedagógico do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Piauí - Campus Parnaíba. Destaca-se como referencial teórico os conceitos de Racionalidade Instrumental (SERVA, 1997; GUERREIRO RAMOS, 1981); Teoria do Capital Humano (SCHULTZ, 1973); Economia da Educação (CARNOY, 2006). Com a análise, chegou-se à delimitação de três categorias: “o mercado e seus serviços”; “a política pública de desenvolvimento”; e “o empreendedorismo e a formação humana instrumental”. Como achado da pesquisa, destaca-se que a escola é um intenso movimento de assimilação e resistência frente ao projeto capitalista de formação humana e, no Instituto pesquisado, a racionalidade instrumental se manifesta nos documentos oficiais, tencionando a formação humana para um padrão de reprodução dos mecanismos de adaptação do processo educativo que de uma forma tende a uma formação parcializada pelo próprio projeto do capital.
Palabras clave : Teoria do Capital Humano; Racionalidade instrumental; Formação humana.