SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1REFLEXIONES SOBRE "PRÁCTICA" EN LA ENSEÑANZA DE LA MATEMÁTICA: PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICAEL CONTEXTO PROFESIONAL EN LAS CARRERAS DE PEDAGOGÍA A PARTIR DE UNA PERSPECTIVA INTEGRADA DE LA FORMACIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

SILVA, Gilmar Pereira da  y  SILVA, Elido Santiago da. Racionalidade Instrumental e Formação Humana: Uma Análise a partir da Teoria do Capital Humano. Contrapontos [online]. 2019, vol.19, n.1, pp.126-140.  Epub 18-Jun-2019. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n1.p126-140.

O presente artigo tem como objetivo caracterizar os currículos dos cursos do ensino médio integrado à educação profissional a partir da racionalidade intrumental manifesta na proposta de formação humana. Tal proposição cumpriu-se por meio da análise dos projetos pedagógicos dos cursos de ensino médio integrado à educação profissional e do projeto pedagógico do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Piauí - Campus Parnaíba. Destaca-se como referencial teórico os conceitos de Racionalidade Instrumental (SERVA, 1997; GUERREIRO RAMOS, 1981); Teoria do Capital Humano (SCHULTZ, 1973); Economia da Educação (CARNOY, 2006). Com a análise, chegou-se à delimitação de três categorias: “o mercado e seus serviços”; “a política pública de desenvolvimento”; e “o empreendedorismo e a formação humana instrumental”. Como achado da pesquisa, destaca-se que a escola é um intenso movimento de assimilação e resistência frente ao projeto capitalista de formação humana e, no Instituto pesquisado, a racionalidade instrumental se manifesta nos documentos oficiais, tencionando a formação humana para um padrão de reprodução dos mecanismos de adaptação do processo educativo que de uma forma tende a uma formação parcializada pelo próprio projeto do capital.

Palabras clave : Teoria do Capital Humano; Racionalidade instrumental; Formação humana.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )