SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Instrumental Rationality and Human TRAINING: An Analysis from the perspective of Theory of Human CapitalWRITING OF THE SELF IN ROUSSEAU: A PLACE OF SOLITUDE AND A RADICAL AFFIRMATION OF EXISTENCE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

FELICIO, Helena Maria dos Santos. O CONTEXTO PROFISSIONAL NOS CURSOS DE PEDAGOGIA A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA INTEGRADA DA FORMAÇÃO. Contrapontos [online]. 2019, vol.19, n.1, pp.141-155.  Epub June 18, 2019. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n1.p141-155.

Este trabalho tem por objetivo analisar o significado que os contextos de atuação profissional assumem no processo de formação inicial dos professores, especificamente, nos cursos de Pedagogia do Brasil, tendo como referência uma perspectiva integrada da formação. De caráter qualitativo, analisamos os Projetos Pedagógicos dos referidos cursos por meio da Análise de Conteúdo, a partir de três indicadores: (a) concepção do contexto profissional; (b) relação estabelecida com o contexto profissional; e (c) construção de comunidades de práticas. Os resultados evidenciaram avanços no que diz respeito à concepção do contexto de atividade profissional e da relação estabelecida com o contexto de atividade profissional, embora sejam necessárias ações e iniciativas mais incisivas tanto da Universidade quanto das Escolas de Educação Básica, de modo que os futuros professores possam saber administrar os diferentes saberes, construídos em diferentes lugares.

Keywords : Formação Inicial; Contextos Profissionais; Relação Universidade-Escola.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )