SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1La racionalidad instrumental y formación humana: un análisis a partir de la Teoría del Capital HumanoESCRITURA DE SÍ EN ROUSSEAU: LUGAR DE SOLEDAD Y AFIRMATIÓN RADICAL DE LA PROPIA EXISTENCIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

FELICIO, Helena Maria dos Santos. O CONTEXTO PROFISSIONAL NOS CURSOS DE PEDAGOGIA A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA INTEGRADA DA FORMAÇÃO. Contrapontos [online]. 2019, vol.19, n.1, pp.141-155.  Epub 18-Jun-2019. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n1.p141-155.

Este trabalho tem por objetivo analisar o significado que os contextos de atuação profissional assumem no processo de formação inicial dos professores, especificamente, nos cursos de Pedagogia do Brasil, tendo como referência uma perspectiva integrada da formação. De caráter qualitativo, analisamos os Projetos Pedagógicos dos referidos cursos por meio da Análise de Conteúdo, a partir de três indicadores: (a) concepção do contexto profissional; (b) relação estabelecida com o contexto profissional; e (c) construção de comunidades de práticas. Os resultados evidenciaram avanços no que diz respeito à concepção do contexto de atividade profissional e da relação estabelecida com o contexto de atividade profissional, embora sejam necessárias ações e iniciativas mais incisivas tanto da Universidade quanto das Escolas de Educação Básica, de modo que os futuros professores possam saber administrar os diferentes saberes, construídos em diferentes lugares.

Palabras clave : Formação Inicial; Contextos Profissionais; Relação Universidade-Escola.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )