SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Racionalidade Instrumental e Formação Humana: Uma Análise a partir da Teoria do Capital HumanoESCRITA DE SI EM ROUSSEAU: LUGAR DE SOLIDÃO E AFIRMAÇÃO RADICAL DA PRÓPRIA EXISTÊNCIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

FELICIO, Helena Maria dos Santos. O CONTEXTO PROFISSIONAL NOS CURSOS DE PEDAGOGIA A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA INTEGRADA DA FORMAÇÃO. Contrapontos [online]. 2019, vol.19, n.1, pp.141-155.  Epub 18-Jun-2019. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n1.p141-155.

Este trabalho tem por objetivo analisar o significado que os contextos de atuação profissional assumem no processo de formação inicial dos professores, especificamente, nos cursos de Pedagogia do Brasil, tendo como referência uma perspectiva integrada da formação. De caráter qualitativo, analisamos os Projetos Pedagógicos dos referidos cursos por meio da Análise de Conteúdo, a partir de três indicadores: (a) concepção do contexto profissional; (b) relação estabelecida com o contexto profissional; e (c) construção de comunidades de práticas. Os resultados evidenciaram avanços no que diz respeito à concepção do contexto de atividade profissional e da relação estabelecida com o contexto de atividade profissional, embora sejam necessárias ações e iniciativas mais incisivas tanto da Universidade quanto das Escolas de Educação Básica, de modo que os futuros professores possam saber administrar os diferentes saberes, construídos em diferentes lugares.

Palavras-chave : Formação Inicial; Contextos Profissionais; Relação Universidade-Escola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )