SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1EL CONTEXTO PROFESIONAL EN LAS CARRERAS DE PEDAGOGÍA A PARTIR DE UNA PERSPECTIVA INTEGRADA DE LA FORMACIÓNLA INVESTIGACIÓN DOCUMENTAL EN LAS INVESTIGACIONES DE POLÍTICAS EDUCACIONALES: POTENCIALIDADES Y LÍMITES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

DOZOL, Marlene de Souza  y  REIS, Lia Presgrave. ESCRITA DE SI EM ROUSSEAU: LUGAR DE SOLIDÃO E AFIRMAÇÃO RADICAL DA PRÓPRIA EXISTÊNCIA. Contrapontos [online]. 2019, vol.19, n.1, pp.156-169.  Epub 18-Jun-2019. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n1.p156-169.

Neste artigo, serão discutidas questões de ordem estético-existencial observadas na leitura d’Os devaneios do caminhante solitário de Jean-Jacques Rousseau, tendo como interlocução o texto Jean-Jacques Rousseau: a transparência e o obstáculo de Jean Starobinski que, junto a outros comentadores, alimentarão o exame do tema da solidão nas reflexões sobre o autor. A solidão será compreendida aqui como energia autoformativa e sentimento que possibilita a expressão literária da autobiografia na obra rousseauniana. Elegeram-se algumas perguntas para nortear a reflexão: o que significaria uma escrita de si como lugar de solidão e como afirmação radical da própria existência em Rousseau? Que sentido atribuir à energia autoformativa de ambas quando se trata de uma mestria de si mesmo? Uma das formas de a escrita de si afirmar radicalmente a existência em Rousseau manifesta-se na sua obsessão pela “transparência”, que o levou à conquista de uma unidade entre o próprio “eu” e a linguagem, na qual a palavra encarna o primeiro. Rousseau confunde sua existência com a própria essência da verdade, ao tomar as lembranças como matéria-prima para esses devaneios que adquirem forma literária, conferem autenticidade à obra e fabricam um discurso unificador, porque eivado de uma verdade do sentimento. Tal afirmação de si também inclui a decisão de narrar a sua vida para transmitir ao leitor uma informação mais autêntica de como se tornou quem é e porventura conseguir a remissão e o reconhecimento públicos. A escrita de si apareceria como lugar de solidão, ato de liberdade do escritor. A solidão irremediável do caminhante atuaria nos Devaneios como energia autoformativa, assumindo um valor estético e corroborando para um errante e inesgotável exercício de conhecimento do “eu” e da existência metamorfoseados em obra literária autobiográfica.

Palabras clave : Solidão; Autobiografia; Jean-Jacques Rousseau.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )