SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1ESCRITURA DE SÍ EN ROUSSEAU: LUGAR DE SOLEDAD Y AFIRMATIÓN RADICAL DE LA PROPIA EXISTENCIAESTRATEGIAS FORMATIVAS PARA EL DESARROLLO PROFESIONAL: ANÁLISIS DE UN PROYECTO DE FORMACIÓN CONTINUADA DE PROFESORES(AS) DE EDUCACIÓN FÍSICA EDUCAÇÃO FÍSICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

FAVERO, Altair Alberto  y  CENTENARO, Junior Bufon. A PESQUISA DOCUMENTAL NAS INVESTIGAÇÕES DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS: POTENCIALIDADES E LIMITES. Contrapontos [online]. 2019, vol.19, n.1, pp.170-184.  Epub 22-Ago-2019. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n1.p170-184.

O artigo tem por escopo investigar as potencialidades e os limites da pesquisa documental ao se tratar desse tipo de instrumento metodológico em políticas educacionais. A partir de revisão de literatura de caráter exploratório hermenêutico sobre o tema, organizamos o ensaio da seguinte forma: i) inicialmente abordaremos a polissemia do conceito ‘pesquisa documental’, que produz ainda fortes discussões e divergências sobre a terminologia mais adequada a ser utilizada; ii) em seguida conceituaremos o objeto da pesquisa documental, para iii) estabelecer apontamentos específicos sobre o trabalho com documentos de política educacional; iv) na sequência apontaremos aspectos epistemológicos e teóricos intrínsecos à pesquisa com documentos, e por fim, v) indicaremos algumas notas conclusivas destacando potencialidades e limites do trabalho com fontes documentais.

Palabras clave : Investigação Documental; Epistemologia das Políticas; Pesquisa Qualitativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )