SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1ESCRITA DE SI EM ROUSSEAU: LUGAR DE SOLIDÃO E AFIRMAÇÃO RADICAL DA PRÓPRIA EXISTÊNCIAESTRATÉGIAS FORMATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: ANÁLISE DE UM PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES(AS) DE EDUCAÇÃO FÍSICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

FAVERO, Altair Alberto  e  CENTENARO, Junior Bufon. A PESQUISA DOCUMENTAL NAS INVESTIGAÇÕES DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS: POTENCIALIDADES E LIMITES. Contrapontos [online]. 2019, vol.19, n.1, pp.170-184.  Epub 22-Ago-2019. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n1.p170-184.

O artigo tem por escopo investigar as potencialidades e os limites da pesquisa documental ao se tratar desse tipo de instrumento metodológico em políticas educacionais. A partir de revisão de literatura de caráter exploratório hermenêutico sobre o tema, organizamos o ensaio da seguinte forma: i) inicialmente abordaremos a polissemia do conceito ‘pesquisa documental’, que produz ainda fortes discussões e divergências sobre a terminologia mais adequada a ser utilizada; ii) em seguida conceituaremos o objeto da pesquisa documental, para iii) estabelecer apontamentos específicos sobre o trabalho com documentos de política educacional; iv) na sequência apontaremos aspectos epistemológicos e teóricos intrínsecos à pesquisa com documentos, e por fim, v) indicaremos algumas notas conclusivas destacando potencialidades e limites do trabalho com fontes documentais.

Palavras-chave : Investigação Documental; Epistemologia das Políticas; Pesquisa Qualitativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )