SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1THE ROLE OF THE CATHOLIC REACTION IN THE DEVELOPMENT OF THE NATION IN THE TIMES OF CAPANEMA (1934-1945)INITIAL TEACHER DEVELOPMENT: A DISCRIMINANT ANALYSIS OF THE CONCEPTS OF “EXPERIENCES” AND “PRACTICES” OF READING IN THE CONTEXT OF BASIC EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

NOGUEIRA, Ione da Silva Cunha  and  BISPO, Silvana Alves da Silva. REFLEXÕES SOBRE ÉTICA E BOM SENSO NO COTIDIANO DOCENTE. Contrapontos [online]. 2019, vol.19, n.1, pp.222-235.  Epub Aug 22, 2019. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n1.p222-235.

Diariamente os professores se deparam com situações que ultrapassam a barreira das ações relacionadas exclusivamente a sua prática pedagógica e de ensino. As decisões tomadas nesses momentos têm relação direta com a atuação do professor e os rumos que podem tomar seus próprios alunos. Em seu livro Pedagogia da Autonomia, Paulo Freire (2017) nos traz, dentre outros saberes elencados por ele como necessários à prática docente, o bom senso e a ética. Este artigo tem como objetivo problematizar a atuação docente, apontando-a como algo que vai além das atribuições a ela destinadas. Além disso, traz os conceitos de bom senso e ética na visão freireana e a reflexão sobre sua influência na atuação prática do docente e as formas de efetivamente torná-los aplicáveis ao professor. A pesquisa, de cunho qualitativo, analisa os dizeres de três professoras da Educação Básica acerca de “bom senso” e “ética”, buscando perceber de que maneira identificam a materialidade dos conceitos em sua prática pedagógica.

Keywords : Bom senso; Ética; Prática docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )