SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1EL PAPEL DE LA REACCIÓN CATÓLICA EN LA FORMACIÓN DE LA NACIÓN EN LOS TIEMPOS DE CAPANEMA (1934-1945)FORMACIÓN INICIAL DE PROFESORES: UN ANÁLISIS DISCRIMINANTE DE LOS CONCEPTOS DE “EXPERIENCIAS” Y “PRÁCTICAS” DE LECTURA EN EL CONTEXTO DE LA EDUCACIÓN BÁSICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

NOGUEIRA, Ione da Silva Cunha  y  BISPO, Silvana Alves da Silva. REFLEXÕES SOBRE ÉTICA E BOM SENSO NO COTIDIANO DOCENTE. Contrapontos [online]. 2019, vol.19, n.1, pp.222-235.  Epub 22-Ago-2019. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n1.p222-235.

Diariamente os professores se deparam com situações que ultrapassam a barreira das ações relacionadas exclusivamente a sua prática pedagógica e de ensino. As decisões tomadas nesses momentos têm relação direta com a atuação do professor e os rumos que podem tomar seus próprios alunos. Em seu livro Pedagogia da Autonomia, Paulo Freire (2017) nos traz, dentre outros saberes elencados por ele como necessários à prática docente, o bom senso e a ética. Este artigo tem como objetivo problematizar a atuação docente, apontando-a como algo que vai além das atribuições a ela destinadas. Além disso, traz os conceitos de bom senso e ética na visão freireana e a reflexão sobre sua influência na atuação prática do docente e as formas de efetivamente torná-los aplicáveis ao professor. A pesquisa, de cunho qualitativo, analisa os dizeres de três professoras da Educação Básica acerca de “bom senso” e “ética”, buscando perceber de que maneira identificam a materialidade dos conceitos em sua prática pedagógica.

Palabras clave : Bom senso; Ética; Prática docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )