SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1REFLEXIONES SOBRE ÉTICA Y BUEN SENTIDO EN EL COTIDIANO DOCENTELOS CLÁSICOS DE LA SOCIOLOGÍA Y NOSOTROS: REFLEXIÓN SOBRE TRES LIBROS PARADIDÁCTICOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

ANDRADE, Elisabete  y  SCALEI, Fabiana Cavalheiro. FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DISCRIMINANTE DOS CONCEITOS DE “EXPERIÊNCIAS” E “PRÁTICAS” DE LEITURA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Contrapontos [online]. 2019, vol.19, n.1, pp.236-248.  Epub 22-Ago-2019. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n1.p236-248.

O presente artigo foi elaborado a partir de uma pesquisa sobre leitura na formação inicial de professores e suas implicações na Educação Básica. Trata-se de um recorte do estudo que teve como temática central “A leitura na formação inicial dos alunos do curso de Pedagogia e suas implicações no contexto da Educação Básica”. O texto aqui apresentado traz elementos da pesquisa dando enfoque aos aspectos da leitura e das práticas docentes realizadas na Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, orientada por uma concepção reflexiva e interpretativa. E quanto à sua tipologia, constitui-se como empírica e documental, tendo como método a análise de conteúdo. O objetivo deste texto é destacar questões importantes sobre a leitura e as práticas docentes, procurando diferenciar os conceitos de “práticas de leitura” e “experiências de leitura”, a fim de compreender fatores que influenciam o processo de leitura no âmbito da escola.

Palabras clave : Formação docente; Práticas de leitura; Educação Básica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )