SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1"THIS IS WHERE WE LIVE!" CHILDREN’S PLAY AT A QUILOMBO COMMUNITY IN SANTA CATARINARESEARCHING SCHOOLS: THE “POLICY CYCLE APPROACH” AND “THEORY OF POLICY ENACTMENTS” UNDER DISCUSSION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

ALMEIDA, Luciano  and  FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. EDUCAÇÃO FÍSICA E LINGUAGEM: APROXIMAÇÕES COM A HERMENÊUTICA GADAMERIANA. Contrapontos [online]. 2019, vol.19, n.1, pp.287-300.  Epub Sep 26, 2019. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n1.p287-300.

O presente artigo tem por objetivo construir um aporte teórico capaz de nos dar indicativos para redimensionar o hiato existente entre o fazer (prático), o saber com esse fazer (teórico) e as dimensões estéticas (subjetivas) e éticas (intersubjetivas) na Educação Física (escolar). Para isso, este estudo de base bibliográfica busca, na obra de Hans-Georg Gadamer (em especial na obra Verdade e Método), e em seus comentadores, justificar nossa tarefa educativa, a partir da nossa relação com a cultura corporal de movimento para além de uma racionalidade científica-instrumental. O reconhecimento do se-movimentar como fenômeno da linguagem permite-nos lançar um olhar mais alargado para as dimensões do conhecimento em nosso campo de tematização; por outro lado, indica a necessidade de um diálogo mais aprofundado entre as noções de linguagem e experiência, uma vez que estas não podem ser vistas como dois polos opostos, mas como condição (complementar) de nossa compreensão de mundo.

Keywords : Linguagem; Hermenêutica; Educação física escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )