SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1“AQUÍ ES EL LUGAR QUE LA GENTE VIVE” LOS JUEGOS DE LOS NIÑOS DE UN QUILOMBO DE SANTA CATARINAINVESTIGAR ESCUELAS: “ENFOQUE DEL CICLO DE POLÍTICAS” Y “TEORÍA DE LA ACCIÓN POLÍTICA” EN DISCUSIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

ALMEIDA, Luciano  y  FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. EDUCAÇÃO FÍSICA E LINGUAGEM: APROXIMAÇÕES COM A HERMENÊUTICA GADAMERIANA. Contrapontos [online]. 2019, vol.19, n.1, pp.287-300.  Epub 26-Sep-2019. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n1.p287-300.

O presente artigo tem por objetivo construir um aporte teórico capaz de nos dar indicativos para redimensionar o hiato existente entre o fazer (prático), o saber com esse fazer (teórico) e as dimensões estéticas (subjetivas) e éticas (intersubjetivas) na Educação Física (escolar). Para isso, este estudo de base bibliográfica busca, na obra de Hans-Georg Gadamer (em especial na obra Verdade e Método), e em seus comentadores, justificar nossa tarefa educativa, a partir da nossa relação com a cultura corporal de movimento para além de uma racionalidade científica-instrumental. O reconhecimento do se-movimentar como fenômeno da linguagem permite-nos lançar um olhar mais alargado para as dimensões do conhecimento em nosso campo de tematização; por outro lado, indica a necessidade de um diálogo mais aprofundado entre as noções de linguagem e experiência, uma vez que estas não podem ser vistas como dois polos opostos, mas como condição (complementar) de nossa compreensão de mundo.

Palabras clave : Linguagem; Hermenêutica; Educação física escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )