SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1EDUCACIÓN FÍSICA Y LENGUAJE: APROXIMACIONES CON LA HERMENÉUTICA GADAMERIANADISCURSO Y RESISTENCIA EN LA OBRA POÉTICA DE ELIANE POTIGUARA EM METADE CARA, METADE MÁSCARA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

HOJAS, Viviani Fernanda. PESQUISAR ESCOLAS: “ABORDAGEM DO CICLO DE POLÍTICAS” E “TEORIA DA ATUAÇÃO POLÍTICA” EM DISCUSSÃO. Contrapontos [online]. 2019, vol.19, n.1, pp.301-313.  Epub 26-Sep-2019. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n1.p301-313.

Este artigo reúne reflexões realizadas durante e sobretudo após a finalização de pesquisa de doutorado, que teve como objetivo analisar as relações que as políticas produzidas no interior das escolas estabelecem com o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP). Para subsidiar a referida investigação, foram adotadas algumas formulações desenvolvidas por Stephen Ball e colaboradores, as quais sustentam que as políticas educacionais são caracterizadas por negociações e embates que não se encerram na ação estatal e que é necessário levar em conta as ações exercidas pelos atores escolares nas análises. Tal perspectiva teórico-metodológica, apesar de valorizar as experiências micropolíticas construídas nas escolas e se distanciar das investigações que conferem centralidade ao Estado na produção de políticas, apresenta certa fragilidade que será discutida ao longo do texto. Por fim, são apresentadas algumas ferramentas conceituais elaboradas por Silvio Gallo como uma nova forma de compreender e pesquisar o cotidiano escolar.

Palabras clave : Abordagem do ciclo de políticas; Teoria da atuação política; Cotidiano escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )