SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1DISCURSO E RESISTÊNCIA NA OBRA POÉTICA DE ELIANE POTIGUARA EM METADE CARA, METADE MÁSCARAPESQUISA EM EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO COMPARADA A PARTIR DE ESTUDOS DE NÓVOA E FERREIRA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

WANDERER, Fernanda  e  MORO, Marília Bervian Dal. ESTUDANTES BEM-SUCEDIDOS NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO. Contrapontos [online]. 2019, vol.19, n.1, pp.328-345.  Epub 22-Nov-2019. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n1.p328-345.

O artigo tem o propósito de discutir como são constituídos, em mídias sociais do Facebook, os estudantes bem-sucedidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os aportes teóricos utilizados advêm da matriz foucaultiana, principalmente os conceitos de governamentalidade, discurso e processos de objetivação e subjetivação. O material empírico é composto por mais de 100 postagens reunidas entre 2015 e 2018, oriundas de páginas do Facebook endereçadas aos candidatos que se preparam para o Enem. O resultado analítico mostrou que nas enunciações examinadas é possível perceber um forte incentivo à participação no Enem. Além disso, os candidatos tornam-se empreendedores de seu próprio desempenho nas provas, constituindo modos específicos de ser um bom estudante, o qual precisa, basicamente, de muito estudo e dedicação. Neste sentido, pode-se dizer que muito mais do que servir como uma forma de ingresso no Ensino Superior, o Exame atua como um dos mecanismos que constitui subjetividades alinhadas à racionalidade neoliberal presente em nossa sociedade.

Palavras-chave : Enem; Michel Foucault; Governamentalidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )