SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1ESTUDIANTES EXITOSOS EN EL EXAMEN NACIONAL DE LA ENSEÑANZA MEDIACAMPO CIENTÍFICO, CONOCIMIENTOS Y RELACIONES DE PODER EN LA UNIVERSIDAD: UNA REVISIÓN CON PENSAMIENTO RELACIONAL DE PIERRE BOURDIEU índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

ZUCCHETTI, Dinorá Tereza. PESQUISA EM EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO COMPARADA A PARTIR DE ESTUDOS DE NÓVOA E FERREIRA. Contrapontos [online]. 2019, vol.19, n.1, pp.346-364.  Epub 22-Nov-2019. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n1.p346-364.

O artigo de revisão bibliográfica versa sobre a pesquisa Educação Comparada, apresentando-a como campo de conhecimento que contribui para a grande área da Educação. Fá-lo a partir de estudos de Nóvoa e Ferreira, professores da Universidade de Coimbra, evidenciando a dimensão problematizadora do conhecimento que considera novas perspectivas para o tempo e o espaço em educação. Com a Educação Comparada, a emergência de um Outro, sujeito de aprendizagem que, não somente, se inscreve numa realidade, mas emerge como parte de uma filiação disciplinar, cultural e ideológica (FERREIRA, 2014). Na busca por dar a compreender a Educação Comparada, na perspectiva dos autores, apresentam-se a problemática, os objetivos e a metodologia de uma investigação sobre educação integral, em curso, no estado do Rio Grande do Sul.

Palabras clave : Educação; Educação Comparada; Pesquisa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )