SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1PESQUISA EM EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO COMPARADA A PARTIR DE ESTUDOS DE NÓVOA E FERREIRASOBRE AS PRÁTICAS “INVISÍVEIS” DA DOCÊNCIA: OLHARES A PARTIR DE PRESSUPOSTOS DA HISTÓRIA CULTURAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

VOLPATO, Gildo. CAMPO CIENTÍFICO, CONHECIMENTO E RELAÇÕES DE PODER NA UNIVERSIDADE: UMA REVISÃO A PARTIR DO PENSAMENTO RELACIONAL DE PIERRE BOURDIEU. Contrapontos [online]. 2019, vol.19, n.1, pp.365-381.  Epub 22-Nov-2019. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n1.p365-381.

O objetivo deste artigo de revisão é contribuir com o debate acerca das relações de poder no âmbito da universidade advindo do campo científico, dos diferentes campos profissionais e das diferentes estruturas que dão base ao conhecimento educacional. O texto procura reapresentar essa discussão tendo como base o pensamento relacional de Pierre Bourdieu. A partir do estudo bibliográfico, é possível afirmar que as diferentes áreas de conhecimento gravitam em torno de uma estrutura, de certa forma hierarquizada, de diferentes juízos de valores e sistemas simbólicos que variam de acordo com níveis, graus, diplomas e instituições de ensino superior. As diferentes áreas de conhecimento precedem de pedagogias que tendem a reproduzir estas práticas e a própria estrutura em que elas acontecem. Foi possível compreender que o campo científico, a estrutura educacional responsável pela distribuição do conhecimento, bem como o campo pedagógico em que os professores estão imersos, carregam as marcas de uma história de práticas e de lutas anteriores, e que estas continuam, de certa forma, a condicionar as tomadas de decisões dos agentes no seio da universidade. Tais decisões também são influenciadas pelo contexto socioeconômico e cultural, pelo campo científico e pelo poder de cada campo profissional, seja na universidade ou na sociedade.

Palavras-chave : Universidade; Conhecimento; Campo científico; Poder.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )