SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1CAMPO CIENTÍFICO, CONOCIMIENTOS Y RELACIONES DE PODER EN LA UNIVERSIDAD: UNA REVISIÓN CON PENSAMIENTO RELACIONAL DE PIERRE BOURDIEULos conceptos de inteligencia y discapacidad intelectual: los mismos orígenes? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

SOUZA, Nathália Cristina Amorim Tamaio de. SOBRE AS PRÁTICAS “INVISÍVEIS” DA DOCÊNCIA: OLHARES A PARTIR DE PRESSUPOSTOS DA HISTÓRIA CULTURAL. Contrapontos [online]. 2019, vol.19, n.1, pp.382-391.  Epub 22-Nov-2019. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n1.p382-391.

Neste ensaio é realizada uma discussão em torno das práticas “invisíveis” da docência. Trata-se de um estudo de natureza teórica, construído a partir de inquietações da autora sobre a sutileza das práticas cotidianas assumidas pelos professores face a situações de controle às quais são submetidos constantemente. A abordagem conceitual reside nos pressupostos da História Cultural, mais especificamente nas contribuições de Michel de Certeau, Michelle Perrot, Anne-Marie Chartier e Carlo Ginzburg, para fundamentar as proposições suscitadas. Como principal apontamento, ressalta-se que mesmo a docência sendo exercida em meio a subordinações, o professor sempre lançará mão de apropriações, desvios e reempregos ao realizar ações pautadas em seus modos próprios de fazer. Presume-se que é para essas ações, geralmente negligenciadas, que precisamos voltar nossos olhares para entendermos as sinuosidades presentes no fazer docente.

Palabras clave : Docência; Práticas cotidianas; História Cultural.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )