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Contrapontos
versão On-line ISSN 1984-7114
Resumo
CAETANO, Andressa Mafezoni e PLETSCH, Márcia Denise. Os conceitos de inteligência e DE deficiência intelectual: as mesmas origens?. Contrapontos [online]. 2019, vol.19, n.1, pp.392-407. Epub 22-Nov-2019. ISSN 1984-7114. https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n1.p392-407.
Neste artigo discutem-se as origens dos conceitos de inteligência e de deficiência intelectual a partir do contexto europeu e suas influências no cenário escolar brasileiro. Trata-se uma pesquisa bibliográfica com base nos estudos de Alfred Binet sobre a medida de inteligência e “anormalidade” em diálogo com a literatura científica contemporânea. A partir das análises realizadas, evidenciamos a influência do debate europeu na Educação Especial brasileira. Como considerações finais, mostramos que esses conceitos têm as mesmas origens e foram forjados no contexto de uma ciência médico-psicológica, justificada por um ideário republicano como “solução” dos problemas educacionais brasileiros da época.
Palavras-chave : intelectual; Inteligência, Educação especial.