SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1SOBRE AS PRÁTICAS “INVISÍVEIS” DA DOCÊNCIA: OLHARES A PARTIR DE PRESSUPOSTOS DA HISTÓRIA CULTURAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

CAETANO, Andressa Mafezoni  e  PLETSCH, Márcia Denise. Os conceitos de inteligência e DE deficiência intelectual: as mesmas origens?. Contrapontos [online]. 2019, vol.19, n.1, pp.392-407.  Epub 22-Nov-2019. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n1.p392-407.

Neste artigo discutem-se as origens dos conceitos de inteligência e de deficiência intelectual a partir do contexto europeu e suas influências no cenário escolar brasileiro. Trata-se uma pesquisa bibliográfica com base nos estudos de Alfred Binet sobre a medida de inteligência e “anormalidade” em diálogo com a literatura científica contemporânea. A partir das análises realizadas, evidenciamos a influência do debate europeu na Educação Especial brasileira. Como considerações finais, mostramos que esses conceitos têm as mesmas origens e foram forjados no contexto de uma ciência médico-psicológica, justificada por um ideário republicano como “solução” dos problemas educacionais brasileiros da época.

Palavras-chave : intelectual; Inteligência, Educação especial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )