SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2THE “JOVEM DE FUTURO” (YOUTH OF THE FUTURE) PROGRAM OF INSTITUTO UNIBANCO FOR HIGH SCHOOL EDUCATION: OUTCOMES OF PUBLIC-PRIVATE SECTOR PARTNERSHIPS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

PIRES, Daniela de Oliveira  and  PERONI, Vera Maria Vidal. A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA SOB O ENFOQUE DA RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADA: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A SUA DEMOCRATIZAÇÃO. Contrapontos [online]. 2019, vol.19, n.2, pp.10-27.  Epub Aug 02, 2019. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v20n2.p10-27.

O estudo analisa os limites e as possibilidades para a democratização do direito à educação por meio da construção da esfera pública no Brasil e os impasses da relação com setor privado a partir dos anos 1930. A metodologia utilizada tem como base as análises bibliográfica, histórica e legislativa. Assim, contextualiza-se a relação público-privada na história da educação ao longo da formação política e social brasileira. Conclui-se que a educação brasileira, historicamente, sofreu as consequências dos períodos de instabilidade política e social.

Keywords : História da educação; Parceria público-privada na educação; Democratização da educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )