SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA SOB O ENFOQUE DA RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADA: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A SUA DEMOCRATIZAÇÃOA PARTICIPAÇÃO DO PROGRAMA “A UNIÃO FAZ A VIDA” DA FUNDAÇÃO SICREDI NA REESTRUTURAÇÃO DO ESTADO: IMPACTOS NA COMPREENSÃO DA CIDADANIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

SANDRI, Simone  e  SILVA, Monica Ribeiro da. EL PROGRAMA JOVEN DE FUTURO DEL INSTITUTO UNIBANCO PARA LA ENSEÑANZA SECUNDARIA: CONSECUENCIA DE LA IMBRICACIÓN ENTRE PÚBLICO Y PRIVADO. Contrapontos [online]. 2019, vol.19, n.2, pp.28-50.  Epub 02-Ago-2019. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n2.p28-50.

En este texto analizamos las derivaciones de la relación público-privado implicada en la asociación de un programa que forma parte de una acción de política educativa federal y de un programa oriundo del sector empresarial. El análisis de documentos relativos al Programa Ensino Médio Innovador [Programa Enseñanza Secundaria Innovadora] y al Programa Jovem de Futuro (Programa Joven de Futuro) permitió identificar una imbricación entre las dos acciones que resulta en un predominio de lo privado sobre lo público con efectos sobre la formación de los individuos y sobre la gestión escolar.

Palavras-chave : Enseñanza Secundaria; Programa Ensino Médio Inovador; Programa Jovem de Futuro; relación público-privado.

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )