SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2LA PARTICIPACIÓN DEL PROGRAMA "A UNIÃO FAZ A VIDA" DE LA FUNDACIÓN SICREDI EN LA REESTRUCTURACIÓN DEL ESTADO: IMPACTOS EN LA COMPRENSIÓN DE LA CIUDADANÍAAVANCE PRIVATIZADOR EN LA EDUCACIÓN: EL CASO DE URUGUAY índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

COSSIO, Maria de Fátima  y  SCHERER, Susana Schneid. GOVERNANÇA EM REDE E PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS EM EDUCAÇÃO NO ESTADO DO RS. Contrapontos [online]. 2019, vol.19, n.2, pp.71-92.  Epub 02-Ago-2019. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n2.p71-92.

Este artigo aborda dados parciais da pesquisa em desenvolvimento pelo NEPPE/UFPEL1, cujo objetivo é analisar os possíveis efeitos das parcerias público-privadas nos sistemas públicos de educação no Estado do Rio Grande do Sul (RS). Para tanto, aprofundaram-se os conceitos de Nova Gestão Pública (NGP) e de Governança, entendendo-os como centrais para a compreensão do cenário em que se instauram e proliferam as PPPs e as redes de políticas educacionais. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa e a metodologia de etnografia de rede de Stephen Ball (2014) na coleta dos dados. Inicialmente, realizou-se o mapeamento das instituições privadas que, de forma mais recorrente, atuam nos sistemas públicos. Desse levantamento, foram evidenciadas cinco instituições: Instituto Ayrton Senna (IAS), Instituto Natura, Sistema de Crédito Cooperativo (SICREDI), Associação dos Fumicultores do Brasil (AFUBRA) e Federação Nacional das Associações Atléticas do Banco do Brasil (FENABB). Após localizar os principais parceiros de cada ente, adaptaram-se as propriedades de rede, sugeridas por Tichy e colaboradores (1979), e citadas por Lopes e Baldi (2009), buscando contemplar a diversidade de esferas dessas relações e a natureza das ligações, observando questões de conteúdo, intensidade, reciprocidade, clareza, multiplexidade; e características estruturais, como tamanho, densidade, clustering e centralidade. As análises das redes permitiram identificar as relações entre os parceiros e visualizar algumas aproximações com relação às propostas de cada um destes entes atuantes na educação do Estado do RS.

Palabras clave : Governança em rede; Políticas educacionais; Parcerias público-privadas; Educação no Estado do Rio Grande do Sul.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )