SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2ADVANCES IN PRIVATIZATION IN EDUCATION: THE CASE OF URUGUAYTHE NATIONAL CURRICULAR COMMON BASE AND THE SUBJECTS THAT GUIDE BRAZILIAN EDUCATIONAL POLICY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

SILVA, Mariléia Maria da  and  SANTOS, Márcia Luzia dos. DA FINANCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: QUEM EDUCA O EDUCADOR?. Contrapontos [online]. 2019, vol.19, n.2, pp.114-131.  Epub Aug 02, 2019. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n2.p114-131.

Este artigo problematiza a condução da formação continuada dos professores da Educação Básica na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (RMEF) por empresas privadas, mediante análise de dados de pesquisa de doutorado em andamento. O estudo funda-se no materialismo histórico-dialético, e como procedimento metodológico utilizou-se o mapeamento de redes políticas, realizado a partir das empresas contratadas pelo município. Sustenta-se que a formação continuada dos professores da RMEF, orientada por entes privados, inscreve-se na denominada “privatização de novo tipo” (FALLEIROS; NEVES, 2015), usurpando o fundo público no contexto da financeirização do capital. Por conseguinte, refletem-se os limites da democratização da educação diante deste quadro, em que se promove a condução da formação dos professores por meio das parcerias público-privadas, difundindo valores e pressupostos político-ideológicos do empresariado.

Keywords : Financeirização da educação; Formação continuada de professores; Parcerias público-privadas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )