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Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

SILVA, Mariléia Maria da  y  SANTOS, Márcia Luzia dos. DA FINANCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: QUEM EDUCA O EDUCADOR?. Contrapontos [online]. 2019, vol.19, n.2, pp.114-131.  Epub 02-Ago-2019. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n2.p114-131.

Este artigo problematiza a condução da formação continuada dos professores da Educação Básica na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (RMEF) por empresas privadas, mediante análise de dados de pesquisa de doutorado em andamento. O estudo funda-se no materialismo histórico-dialético, e como procedimento metodológico utilizou-se o mapeamento de redes políticas, realizado a partir das empresas contratadas pelo município. Sustenta-se que a formação continuada dos professores da RMEF, orientada por entes privados, inscreve-se na denominada “privatização de novo tipo” (FALLEIROS; NEVES, 2015), usurpando o fundo público no contexto da financeirização do capital. Por conseguinte, refletem-se os limites da democratização da educação diante deste quadro, em que se promove a condução da formação dos professores por meio das parcerias público-privadas, difundindo valores e pressupostos político-ideológicos do empresariado.

Palabras clave : Financeirização da educação; Formação continuada de professores; Parcerias público-privadas.

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