SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2DE LA FINANCIARIZACIÓN DE LA EDUCACIÓN: ¿QUIÉN EDUCA EL EDUCADOR?LA ENSEÑANZA PRIMARIA RURAL EN PELOTAS-RS (1932-46): PROMISCUIDAD ENTRE EL SECTOR PÚBLICO Y PRIVADO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

CAETANO, Maria Raquel. A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E OS SUJEITOS QUE DIRECIONAM A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA. Contrapontos [online]. 2019, vol.19, n.2, pp.132-141.  Epub 02-Ago-2019. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n2.p132-141.

O artigo apresenta como objetivo mapear e problematizar quem são os sujeitos que influenciaram a construção e a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) por meio da inserção de propostas privadas no processo. A BNCC é uma demanda da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e uma agenda do Plano Nacional de Educação. Em 2013, surge o Movimento pela Base Nacional Comum coordenado e financiado pela Fundação Lemann, entre outros, orientando a política educacional brasileira, trazendo consequências para o conteúdo educacional.

Palabras clave : BNCC; Sujeitos; Público-privado.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )