SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2RURAL PRIMARY EDUCATION IN PELOTAS, RIO GRANDE DO SUL (1932-1946): PROMISCUITY BETWEEN THE PUBLIC AND PRIVATE SECTORS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

COCO, Valdete  and  ALVES, Kallyne Kafuri. INSTITUIÇÕES CONVENIADAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: DAS CONDIÇÕES DA OFERTA À FORMAÇÃO CONTINUADA. Contrapontos [online]. 2019, vol.19, n.2, pp.169-182.  Epub Aug 02, 2019. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n1.p169-182.

No contexto do direito à educação e das implicações da relação público-privada para a democratização da Educação Básica, o artigo focaliza as condições da oferta da Educação Infantil em instituições conveniadas (ICEIs) sem fins lucrativos. Tem como objetivo identificar que condições (ligadas ao tempo/espaço, recursos, etc.) marcam as ICEIs sem fins lucrativos de um Estado da Região Sudeste brasileira, no horizonte da formação dos professores. Para isso, utiliza metodologia qualitativa do tipo exploratória, a partir da perspectiva teórico-metodológica bakhtiniana, com procedimento de observação e de entrevista semiestruturada a 40 profissionais do sistema municipal e de ICEIs. Compreende o conceito de memória de futuro para refletir sobre o presente, considerando os riscos que ameaçam a defesa da educação pública, gratuita e de qualidade. Os resultados indicam que as condições em ICEIs resistem ao contexto histórico marcado pela oferta no setor social, com características de precariedade, distância dos centros urbanos, política de doações e mobilização com a comunidade, implicando disparidades na trajetória institucional na formação dos profissionais, como também no perfil do gestor em ICEIs.

Keywords : Instituições conveniadas; Educação infantil; Oferta de vagas; Formação de professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )