SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1FORMACIÓN CONTINUA DE PROFESORES DE ALFABETIZACIÓN: UM ESTUDIO EN TRES MUNICIPIOS DE MARAJÓ/PA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

FOERCH, Daniela Fenu. COMPETÊNCIA GLOBAL COMEÇA NA PRÉ-ESCOLA: UMA INVESTIGAÇÃO DE COMO ESTIMULAR A EMPATIA EM CRIANÇAS PEQUENAS. Contrapontos [online]. 2020, vol.20, n.1, pp.2-19.  Epub 01-Ene-2021. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v20n1.p2-19.

Este estudo de pesquisa-ação colaborativa examinou os efeitos da implantação das Rotinas de Pensamento Global e Rotinas de Pensamento no desenvolvimento da empatia, um componente de Competência Global, em crianças pré-escolares. O estudo investiga como estudantes conseguem identificar as próprias emoções e as emoções dos outros e, consequentemente, como buscam lidar com elas. O pre-test Cartões das emoções foi aplicado em uma amostra de 44 pré-escolares, que depois participaram de experiências de aprendizagem em sala de aula, incluindo Pensamento Visível e rotinas de Pensamento Global. Posteriormente, foi aplicado o pós-test Cartões das emoções. O objetivo era examinar a implementação dessas rotinas e seus impactos no desenvolvimento da empatia em pré-escolares, um componente de Inteligência Emocional e de Competência Global. Foi utilizada como abordagem de estudo a pesquisa-ação colaborativa, com documentação de dados quantitativos, que incluem vídeos, fotos, anotações, parecer dos pais, parecer do professor da pré-escola, discussões e reflexões no grupo de estudos e reflexões com o pesquisador, professores e atelierista. Foram também coletados dados quantitativos com estatística descritiva e foram comparados os dados pré e pós-quantitativos. Os principais resultados indicam que (1) os pré-escolares demonstraram aumento no desenvolvimento da empatia e (2) os professores também demonstraram o desenvolvimento da empatia. Os resultados também indicaram (3) uma possibilidade para mudança no sistema disciplinar tradicional comumente implementado nas salas de aula de hoje, com um método mais inovador e construtivo que poderia diminuir os comportamentos negativos em crianças com desafios comportamentais.

Palabras clave : competência global; empatia; inteligência emocional; perspectivas; rotinas de pensamento; rotinas de pensamento global; hábitos mentais; pesquisa qualitativa; reflexão do professor; implicações em sala de aula; teoria fundamentada; pesquisa-ação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )