SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1COMPETENCIA GLOBAL COMIENZA EN LA PRE-ESCUELA: UNA INVESTIGACIÓN DE COMO ESTIMULAR LA EMPATÍA EN NIÑOS PEQUEÑOS.POR UNA EDUCACIÓN FÍSICA ESCOLAR NO EXCLUSIVA: DESCONSTRUYENDO LOS ESTÁNDARES CORPORALES HEGEMÓNICOS EN LA ESCUELA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

FERREIRA, Benedito de Jesus Pinheiro  y  SILVA, Solange Pereira da. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: UM ESTUDO EM TRÊS MUNICÍPIOS DO MARAJÓ/PA. Contrapontos [online]. 2020, vol.20, n.1, pp.20-41.  Epub 01-Ene-2021. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v20n1.p20-41.

O presente texto tem por finalidade analisar a formação continuada de professores alfabetizadores proposta pelo Governo Federal, no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) nos municípios de Breves, Melgaço e Portel, estado do Pará, para verificar quais os principais avanços no processo de alfabetização das séries iniciais após este processo de qualificação dos professores alfabetizadores. O estudo está fundamentado na pedagogia histórico- crítica, cuja fundamentação teórico-filosófica é a do materialismo histórico-dialético, e utiliza revisão da literatura, análise documental voltada aos boletins de desempenho da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e aplicação de questionários. Os resultados indicam duas questões fundamentais: Não é possível se conceber uma educação de qualidade sem considerar as condições objetivas de valorização do trabalho pedagógico, dentre elas, a questão salarial, a carreira docente, as condições estruturais de trabalho. É preciso repensar a operacionalização da formação continuada de professores alfabetizadores e as responsabilidades que lhes são imputadas, haja vista que à grande maioria destes professores não são garantidas condições objetivas para a realização do trabalho que lhe é confiado, reforçando-se, cotidianamente, o processo de precarização do trabalho docente.

Palabras clave : Formação continuada de professores; PNAIC; avaliação externa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )