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Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

GUERREIRO, Alexandre Silva. CINEMA E DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA: ESTRATÉGIAS PARA A SUPERAÇÃO DA VIOLÊNCIA. Contrapontos [online]. 2020, vol.20, n.1, pp.110-120.  Epub 01-Jan-2021. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v20n1.p110-120.

Cinema, educação e direitos humanos formam uma importante tríade a partir da qual devemos repensar nossas práticas docentes. O cinema está presente na escola de diversas formas, mas o campo formado a partir da junção do cinema com a educação originou pesquisas que refletem sobre o cinema na escola como alteridade, questionando seu uso como mero apoio pedagógico. Os direitos humanos têm uma contribuição fundamental a dar nesse processo na medida em que trazem para essa reflexão uma dimensão ética e estética da Audiovisão (CHION, 2011). Por outro lado, podemos considerar que um cenário de violência escolar só pode existir na ausência dos direitos humanos. Esse trabalho propõe uma reflexão sobre o cinema na escola, observando o conceito de Curadoria Educativa (VERGARA, 1996) como peça chave no combate à violência e como garantidor de uma Educação em direitos humanos.

Palavras-chave : Cinema; Educação; Direitos Humanos.

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