SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1O GESTO É A ESCRITA NO AR: REPRESENTAÇÃO IDEATIVA DE PALAVRA E APROPRIAÇÃO DA ESCRITA EM VIGOTSKIPESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: POR UMA EPISTEMOLOGIA DA VIDA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

HECKTHEUER, Fabio; LOPES, Lenir  e  DETTONI, Josenir Lopes. VITALISMO FILOSÓFICO EM NIETZSCHE: FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS E A VALORIZAÇÃO DA ARTE NA EDUCAÇÃO. Contrapontos [online]. 2020, vol.20, n.1, pp.138-146.  Epub 01-Jan-2021. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v20n1.p138-146.

Esta pesquisa busca responder à questão da possível relação entre o posicionamento epistemológico de Nietzsche e o papel da Arte na Educação. Para isso, estudamos os fundamentos epistemológicos da filosofia nietzscheana, em especial a temática relativa à verdade, à crítica à supervalorização da razão e a uma sabedoria a serviço da vida. Em seguida, examinamos as consequências educacionais de um pensamento vitalista. Metodologicamente, realizamos pesquisa bibliográfica, investigando relevantes obras de Nietzche sobre o tema, bem como de comentadores de sua filosofia. Na composição do texto, organizamos seis seções: Introdução; A questão da verdade em Nietzsche; Filosofia tradicional e supervalorização da razão; Uma filosofia a serviço da vida; Implicações Educacionais; e Considerações Finais. Com a pesquisa, pudemos concluir que a Arte tem papel essencial na Educação, inspirada no vitalismo nietzschiano, o que nos interpela acerca do lugar que como sociedade temos dado à dimensão estética no âmbito educacional contemporâneo.

Palavras-chave : Nietzsche; Epistemologia; Filosofia da Educação; Educação; Estética.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )