SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1DERMEVAL SAVIANI Y LA POLÍTICA EDUCATIVA EN BRASILDIVERSIDAD CULTURAL Y RELACIONES ÉTNICO-RACIALES EN LA EDUCACIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

MARTINS JUNIOR, Francisco Ranulfo Freitas  y  VIDAL, Eloisa Maia. PERFIL DISCENTE NAS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS E EM QUÍMICA NA UECE E FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Contrapontos [online]. 2020, vol.20, n.1, pp.177-195.  Epub 01-Ene-2021. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v20n1.p177-195.

Este artigo objetiva apresentar e analisar informações sobre o perfil dos ingressantes e concludentes nos cursos de licenciatura curta em Ciências e licenciatura plena em Química na Universidade Estadual do Ceará (UECE), desde seu surgimento em 1976 até 2018. Utiliza o estudo de caso do tipo único e integrado, tendo sido analisados dados quantitativos referentes aos seis campi da UECE que ofertam os respectivos cursos. A trajetória estudantil foi mapeada pelo trabalho com tais dados, contidos em planilha de Excel fornecida pelo Departamento de Informática da instituição, na qual foi aplicada uso de filtros e análise por meio de estatística descritiva. Os resultados encontrados evidenciam que estes cursos sofrem com percalços que atingem a área de Ciências e Matemática em relação à dificuldade de formar professores. Há evidências de altos percentuais de abandono, que superam os percentuais de formados, tanto no período de oferta da licenciatura curta, quanto no período subsequente. Registra-se, no entanto, uma modificação no perfil de procura pela formação inicial, quando o percentual de mulheres se sobrepõe ao de homens no curso atual. Observa-se também modificações na cartografia da oferta, com o aumento da interiorização após a plenificação da licenciatura.

Palabras clave : Perfil discente; Licenciatura em Química; Formação de professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )