SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1CULTURAL DIVERSITY AND RACIAL-ETHNIC RELATIONS IN EDUCATIONCOMPUTATIONAL THINKING IN THE FORMATION OF THE LICENTIATE IN PEDAGOGY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

SILVA, Maurício. VIVER PARA ESCREVER: SARTRE COMO FILÓSOFO-EDUCADOR. Contrapontos [online]. 2020, vol.20, n.1, pp.217-225.  Epub Jan 01, 2021. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v20n1.p217-225.

Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir alguns aspectos da filosofia sartriana que revelem uma intersecção entre sua filosofia (e também sua biografia) e o que se pode chamar, muito genericamente, de processo educacional, isto é, fatos e fenômenos que apresentam, de modo direto ou indireto, um lastro pedagógico mais ou menos evidente em sua produção filosófica. Do ponto de vista metodológico, realizamos uma pesquisa bibliográfica, buscando a interação entre filosofia e educação, tendo como resultado parcial da referida pesquisa a ideia do ato pedagógico como um ato libertário, numa linhagem de pensamento capaz de aproximar Sartre e Paulo Freire.

Keywords : Educação; Sartre; Processo educacional; Existencialismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )