SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1DIVERSIDAD CULTURAL Y RELACIONES ÉTNICO-RACIALES EN LA EDUCACIÓNPENSAMIENTO COMPUTACIONAL EN LA FORMACIÓN DE LICENCIADOS EN PEDAGOGIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

SILVA, Maurício. VIVER PARA ESCREVER: SARTRE COMO FILÓSOFO-EDUCADOR. Contrapontos [online]. 2020, vol.20, n.1, pp.217-225.  Epub 01-Ene-2021. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v20n1.p217-225.

Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir alguns aspectos da filosofia sartriana que revelem uma intersecção entre sua filosofia (e também sua biografia) e o que se pode chamar, muito genericamente, de processo educacional, isto é, fatos e fenômenos que apresentam, de modo direto ou indireto, um lastro pedagógico mais ou menos evidente em sua produção filosófica. Do ponto de vista metodológico, realizamos uma pesquisa bibliográfica, buscando a interação entre filosofia e educação, tendo como resultado parcial da referida pesquisa a ideia do ato pedagógico como um ato libertário, numa linhagem de pensamento capaz de aproximar Sartre e Paulo Freire.

Palabras clave : Educação; Sartre; Processo educacional; Existencialismo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )