SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2CUERPO-SIGNO: DIÁLOGOS ENTRE LABAN Y BAKHTIN EN LA ENSEÑANZA SUPERIOR EN ARTES ESCÉNICASESTUDIOS DEL CORPO EN LA BASE NACIONAL COMÚN CURRICULAR DE LA ENSEÑANZA SECUNDARIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

LOMBARDI, Lucia Maria Salgado dos Santos. TEMAS EMERGENTES EM ESTUDOS DO E NO CORPO NO CURSO DE PEDAGOGIA. Contrapontos [online]. 2020, vol.20, n.2, pp.289-311.  Epub 01-Feb-2021. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v20n2.p289-311.

O objeto desta pesquisa são os temas emergentes nos estudos do e no corpo no curso de Pedagogia, tendo como questão-problema: quais são as principais demandas de conhecimento de futuras pedagogas no campo da educação do corpo? O artigo apresenta resultados da interpretação de dados coletados por meio de narrativas de estudantes no período de 2014 a 2020 no âmbito de uma disciplina da graduação. Foram analisadas 645 respostas para a pergunta: “Qual seu maior encantamento e sua maior decepção em relação à questão do corpo e do movimento ao longo de sua vida escolar?”. Os resultados revelam que o debate sobre o corpo dentro da instituição educativa precisa de abordagem interdisciplinar no que tange aos temas a serem estudados, levando em conta a diversidade dos corpos que transitam pelos espaços da escola e da universidade.

Palabras clave : Corpo; Formação de professores; Pedagogia; Diversidade; Avaliação educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )