SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2CORPO-SIGNO: DIÁLOGOS ENTRE LABAN E BAKHTIN NO ENSINO SUPERIOR EM ARTES CÊNICASESTUDOS DO CORPO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

LOMBARDI, Lucia Maria Salgado dos Santos. TEMAS EMERGENTES EM ESTUDOS DO E NO CORPO NO CURSO DE PEDAGOGIA. Contrapontos [online]. 2020, vol.20, n.2, pp.289-311.  Epub 01-Fev-2021. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v20n2.p289-311.

O objeto desta pesquisa são os temas emergentes nos estudos do e no corpo no curso de Pedagogia, tendo como questão-problema: quais são as principais demandas de conhecimento de futuras pedagogas no campo da educação do corpo? O artigo apresenta resultados da interpretação de dados coletados por meio de narrativas de estudantes no período de 2014 a 2020 no âmbito de uma disciplina da graduação. Foram analisadas 645 respostas para a pergunta: “Qual seu maior encantamento e sua maior decepção em relação à questão do corpo e do movimento ao longo de sua vida escolar?”. Os resultados revelam que o debate sobre o corpo dentro da instituição educativa precisa de abordagem interdisciplinar no que tange aos temas a serem estudados, levando em conta a diversidade dos corpos que transitam pelos espaços da escola e da universidade.

Palavras-chave : Corpo; Formação de professores; Pedagogia; Diversidade; Avaliação educacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )