SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2TEMAS EMERGENTES EM ESTUDOS DO E NO CORPO NO CURSO DE PEDAGOGIAA INERÊNCIA DO PERFORMAR ARTISTA, DOCENTE E PESQUISADOR(A) PARA ALÉM DE BARRAS E HIFENS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

CRUVINEL, Tiago de Brito. ESTUDOS DO CORPO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO. Contrapontos [online]. 2020, vol.20, n.2, pp.312-323.  Epub 01-Fev-2021. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v20n2.p312-323.

Este artigo tem por objetivo analisar como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem estruturado as práticas corporais na área de Linguagens e suas Tecnologias, especificamente no que diz respeito ao ensino de Arte (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro) no Ensino Médio. Buscou-se verificar se as práticas corporais apresentadas no documento - estruturadas por meio de competências e habilidades específicas - abordam o corpo na perspectiva da inclusão, da diversidade, da diferença e da emancipação dos sujeitos. Além disso, é apresentado como a BNCC do Ensino Médio pode auxiliar o corpo docente da escola a impedir o retrocesso causado pela extrema direita no poder.

Palavras-chave : Educação; Teatro; Estudos do corpo; BNCC.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )