SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2ESTUDIOS DEL CORPO EN LA BASE NACIONAL COMÚN CURRICULAR DE LA ENSEÑANZA SECUNDARIAPROVOCACIONES Y PRÁCTICAS DE UN CUERPO EN EL ENCUENTRO DE NIÑOS CON KANDINSKY índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

GONCALVES, Michelle Bocchi  y  GABARDO JUNIOR, Jair Mario. A INERÊNCIA DO PERFORMAR ARTISTA, DOCENTE E PESQUISADOR(A) PARA ALÉM DE BARRAS E HIFENS. Contrapontos [online]. 2020, vol.20, n.2, pp.324-340.  Epub 01-Feb-2021. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v20n2.p324-340.

Vinculados ao grupo de pesquisa Laboratório de Estudos em Educação Performativa, Linguagem e Teatralidades (ELiTe/UFPR/CNPq), buscamos, por meio deste artigo, alavancar considerações a respeito da inerência das performances dos papéis sociais do artista, docente e pesquisador(a) em dramas sociais escolares. Isto significa, pois, olhar atentamente para os modos como essas performances se concebem nas particularidades das suas manifestações prática e teórica, em diferentes estudos pela via das grafias, nas quais elas se distinguem. O recorrente uso dos sinais gráficos de barra oblíqua (/) e hífen (-) para delimitar aquilo que operamos por entre o fazer artístico, assim como os contextos do ensino da arte, e o ofício da pesquisa, fornecem subsídios para que, nas considerações aqui desenvolvidas, possamos problematizar o endosso daquelas variáveis (/ -) na expressão escrita. O marco de nossa proposição investigativa são recortes pontuais dos Estudos da Performance e seus desdobramentos na área educacional, denominados de Educação Performativa. Recorremos, igualmente, às ideias e às discussões, comumente presentes no campo da Educação e da Arte em prol de uma concepção de inerência das performances dos papéis sociais do(a) artista, docente, pesquisador(a) as quais, de início, evidenciamos. Por meio a presente escrita, ponderamos a necessidade de (re)conhecimento da natureza no que diz respeito à experiência educacional, ou seja, se torna cada vez mais urgente observar as nomenclaturas adotas em nossa área de conhecimento, indagando constantemente delas suas possíveis interferências e modos de atualização em práxis e contextos de emergência.

Palabras clave : Artista; Professor(a); Docente; Educação Performativa; Inerência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )