SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2EL SELF Y LA ACTUACIÓN: HERRAMIENTAS PARA CONCIENCIA Y CREACIÓN EN EL TRABAJO DE ACTORMOVIMIENTO CULTURAL ARTE MANHA: LUGAR DE ARTE, CUERPO Y MEMORIA AFRO-INDÍGENA EN LA ESCUELA, CARAVELAS, BA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

FRANCISCO, Deise Juliana  y  LINS, Claudete do Amaral. JOGOS, AFETOS E POTÊNCIAS: NOVIDADES APARECIDAS NO TEATRO DO OPRIMIDO NA SAÚDE MENTAL. Contrapontos [online]. 2020, vol.20, n.2, pp.466-485.  Epub 01-Feb-2021. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v20n2.p466-485.

Neste artigo, apresentamos a potência que os jogos, os diálogos e a atuação cênica produziram nos corpos de pessoas com sofrimento psíquico durante oficinas de teatro do oprimido em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade de Maceió. A pesquisa teve a duração de sete meses, na qual participaram 30 usuários. O estudo articulou o encontro entre o teatro do oprimido, a terapia ocupacional, a saúde mental e a educação com o objetivo de conhecer como o teatro do oprimido operou na produção de subjetividade e na singularização de pessoas com sofrimento psíquico. A fundamentação da pesquisa se deu por meio da teoria dos afetos de Espinosa. Os resultados apontam para a potência dos jogos, a subjetividade e as singularidades vivenciadas, a construção da história e os efeitos produzidos nos participantes e no público.

Palabras clave : Jogos; saúde mental; teatro do oprimido; Espinosa; educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )