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Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

FERREIRA, Arthur Vianna. APONTAMENTOS TEÓRICOS DA FENOMENOLOGIA COMO (POSSÍVEL) CAMINHO METODOLÓGICO PARA PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR. Contrapontos [online]. 2021, vol.21, n.1, pp.39-52.  Epub 20-Maio-2022. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v21n1.p39-52.

O presente artigo tem como objetivo discutir como a filosofia fenomenológica de Edmund Husserl (1958; 1975) pode servir de inspiração à construção de um caminho epistemológico para pesquisas sobre práticas educativas em espaços não escolares. Para isso, traz a reflexão de alguns autores a respeito dessa filosofia, como Salansky (2006), Depraz (2011) e Ferreira (2015) e, particularmente, o desenvolvimento de três conceitos considerados relevantes para a análise da realidade educacional como um fenômeno social: o noema, a noese e a variação eidética como doação de sentido da realidade pelos sujeitos dos processos de ensino-aprendizagem. Ao final, o artigo mostra o emprego desses aspectos da Fenomenologia e seus resultados em algumas pesquisas sobre educação e pobreza que utilizaram esse percurso metodológico.

Palavras-chave : fenomenologia; educação não escolar; pesquisa em educação.

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