SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1THEORETICAL NOTES OF PHENOMENOLOGY AS A (POSSIBLE) METHODOLOGICAL WAY FOR RESEARCH IN NON-SCHOOL EDUCATIONREMOTE TEACHING IN THE MUNICIPAL NETWORK OF SANTO ANDRÉ: BETWEEN INTENTIONS AND REALITY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

CARVALHO, Célia Regina de. AS TECNOLOGIAS MÓVEIS NO CENÁRIO EDUCACIONAL DA PANDEMIA DE COVID-19. Contrapontos [online]. 2021, vol.21, n.1, pp.53-67.  Epub May 20, 2022. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v21n1.p53-67.

No ano de 2020, em decorrência do avanço da pandemia de covid-19, as instituições de educação do Brasil adotaram o ensino remoto emergencial substituindo as aulas presencias por aulas ofertadas por meios digitais e, em 2021, defendeu-se o ensino híbrido, como meio de abrir as escolas para os estudantes. Assim sendo, este artigo discute sobre a adoção de tecnologias móveis, durante o ensino remoto emergencial, partindo do pressuposto de que dispositivos como celulares, tablets e notebooks foram utilizados por muitos professores e estudantes, para a realização de atividades de ensino e aprendizagem, o que apontou para a importância do ensino híbrido em 2021. A metodologia adotada no estudo se insere no campo da pesquisa qualitativa, do tipo descritivo-explicativa, mediante a implementação de uma proposta formativa a professores do ensino fundamental, pela qual se intervém na formação continuada destes profissionais. Diante dos resultados do presente estudo, discorre-se sobre a importância da formação docente num cenário pós-pandêmico, a fim de promover condições de utilização de tecnologias digitais e aparelhos móveis na prática docente, tendo em vista que estes dispositivos são comumente utilizados pela sociedade atual.

Keywords : mobilidade; tecnologias móveis; educação híbrida..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )